terça-feira, 31 de março de 2009

FILMES E DOCUMENTÁRIOS BIOGRÁFICOS EM DVD

Preço de cada dvd com capinha colorida e no box: R$ 10,00.

- Anti-herói Americano ( Anti-Herói Americano, de Shari Springer Berman e Robert Pulcini, é baseado nos livros de quadrinhos autobiográficos do mais famoso arquivista de Cleveland, Harvey Pekar, e consegue fazer as duas coisas à perfeição. É um filme extraordinário. Pautando-se pelo lema de Pekar segundo o qual "a vida comum é uma coisa complexa", os dois documentaristas, em seu primeiro longa, encontram um veio riquíssimo de drama, humor, amor, esquisitices, turbilhões psicológicos, problemas comuns, traumas reais e triunfo artístico.O filme traz imagens do Harvey Pekar real, que faz a narração em voz rouca, e as mistura com o Harvey Pekar fictício, sua mulher e sua filha adotiva, representados respectivamente por Paul Giamatti, Hope Davis e Madylin Sweeten. Também há imagens de arquivo das participações de Harvey no programa de TV Late Night With David Letterman e uma versão de Anti-Herói Americano para o palco. Obsessivo-compulsivo que enche sua casa com milhares de livros e LPs antigos, Pekar vive uma vida tediosa como arquivista de hospital em Cleveland. Numa liquidação de garagem, ele conhece o quadrinista Robert Crumb, e os dois ficam amigos. Quando Crumb ganha reconhecimento internacional por seus quadrinhos underground, que rompem tabus, Harvey se anima a criar seus quadrinhos próprios. Como não sabe desenhar, ele enche os quadrinhos com figuras que lembram palitos e com relatos intransigentes sobre as provações da vida. Crumb gosta tanto de suas histórias que passa a ilustrá-las.)

- Eclipse de uma paixão ( Baseado em fatos reais, Leonardo di Caprio interpreta o poeta francês Arthur Rimbaud, que morreu aos 37 anos e viveu uma paixão por Paul Verlaine )

- Vida e Morte de Peter Sellers ( A vida e morte de Peter Sellers, um portarretrato vívido do complexo gênio que se escondia por trás do ator que nós conhecemos como Peter Sellers )

- Molière ( filme-biografia que conta a história do jovem diretor e ator de peças teatrais, Moliére, que zombava da nobreza em suas peças popularescas em praças e tavernas animando a baixa classe francesa. Cada dia, ele e sua trupe se tornarvam mais populares entre os pobres até que, por não pagar as taxas obrigatórias ao governo, o rapaz acaba sendo preso.)

- Últimos dias (Em clara referência à banda Nirvana e Kurt Cobain, sensações dos anos 90, conheça a história de sucesso e tragédia de uma banda grunge que explode com suas músicas e atitudes. Acompanhe as últimas horas do vocalista Blake, que vive em um caos espiritual devido à tanta pressão, e se isola em uma casa no meio do nada para escrever sua última canção.)

- Cartola "Música para os olhos" ( filme-biografia sobre Cartola: o compositor e fundador da Escola de Samba Mangueira )

- Calígula ( Calígula - O Filme, é uma das mais polêmicas produções do cinema. O único que mostra o show de perversões que o Império Romano escondia, e conta a história de Calígula o mais louco dos imperadores, que mantinha um bizarro caso sexual com sua irmã, e era casado com a mais infame das prostitutas. Ao mesmo tempo que Calígula vivia cercado de bajuladores, tinha também inimigos perigosos, loucos para vê-lo longe do poder. Superprodução com elenco do primeiro time, onde se destacam Malcolm McDowell, Peter O'Toole, John Gielgud e Hellen Mirren, Calígula é um filme que choca pela sua beleza e naturalidade com que trata temas considerados tabus pela sociedade. Esta versão que comemora os 20 anos do filme, contém cenas adicionais inéditas, dirigidas por Bob Guccione criador da Revista Penthouse, uma das bíblias do erotismo mundial. )

- Contos proibidos do Marquês de Sade ( incômodo filme-biografia sobre o perverso escritor Marques de Sade. "Se o filme fosse apenas sobre o Marquês de Sade não teria tanta graça. Nós somos Sade, nós somos o padre bonzinho, nós somos o médico-monstro, nós somos a lavadeira virgem, fascinada pelo desconhecido, com tanta vontade de viver e de amar que é capaz de desobedecer as regras e manter Sade produzindo, porque a sua ficção representa a vida, enquanto o hospício representa a morte. O amor dá forças misteriosas a quem ama. E depois cobra"[ Carlos Gerbase].

- Piratas da Informática ( Sem dúvida a grande revolução ocorrida ao fim do século 20 foi a revolução da informática e se podemos citar dois expoentes dessa informação estes serão Bill Gates e Steve Jobs. Este filme mostra de maneira divertida e interessante como um nerd mimado e um hippie da década de 70 revolucionaram o mundo.)

- Capone, O gangster ( filme-biografia conta em detalhes a vida do chefão do crime, Al Capone (Ben Gazarra).

- As últimas horas de Hitler ( filme-biografia que apresenta os últimos dias da vida de Adolf Hitler )

- A Rainha Diaba ( filme-biografia de 1980 sobre o mito boêmio e homossexual Madame Satã. Lapa, Rio de Janeiro. Diaba (Mílton Gonçalves), um homossexual, comanda de um dos quartos de um bordel uma quadrilha responsável pelo controle de vários "pontos" de venda de drogas).

- Madame Satã ( filme-biografia sobre o mito boêmio e homossexual Madame Satã ( Lázaro Ramos)

- Medo e delírio em Las vegas ( O filme é baseado numa das passagens da vida do criador do "jornalismo gonzo" Hunter S. Thompson.Drogas & demência; é sobre isso este filme. Johnny Depp faz o papel de um esquizóide alucinado, que nas horas vagas trabalha como repórter e vai a Las Vegas cobrir uma corrida de carros. Seu advogado, a figura psicopata de Benício del Toro segue com ele nessa missão. Na verdade, Raoul Druke (Johnny Depp), faria uma jornada, levando consigo todas as drogas de que fosse capaz, atrás de respostas para a pergunta que mais o incomodava: "O que é o sonho americano?", "Onde está o sonho americano?", e dá-lhe metafísica... Fazer o que? Ele vivia num tempo (1971) onde a vanguarda ainda tinha esperanças, e achava que o American Dream andava de mãos dadas com a clã hippie.

- Jhonny & June ( É a cinebiografia de Johnny Cash, uma das maiores lendas da música country em todo mundo, falecido em 2003. O longa acompanha sua carreira desde a infância no Arkansas ao sucesso absoluto na gravadora Sun Records, onde gravou com Elvis Presley, Jerry Lee Lewis e Carl Perkins. Cash fazia turnês com outros contratados da gravadora e entre eles estava June Carter, por quem já era encantado desde pequeno.Cash sempre foi conhecido por seu temperamento explosivo e o principal mérito do filme foi conseguir retratar o mesmo sem cair no caricaturesco. E isso se deve a bombástica performance de Joaquin Phoenix, que faz de longe a melhor interpretação de sua carreira. Johnny & June enfoca a vida desse grande marco da música norte-americana.)

- Não estou lá ( Esta é uma jornada nada convencional dentro da vida das várias fases de Bob Dylan. Ícone musical, poeta e porta-voz de uma geração. Sempre viveu em constante mutação ao longo da vida, especialmente durante os anos 60)

- Sid & Nancy ( O filme é uma biografia da vida de Sid Vicious, famoso baixista dos Sex Pistols, e sua namorada Nancy Spungen, assassinada por ele.)

- Pollock ( Uma biografia sobre a vida e a carreira do pintor americano Jason Pollock (interpretado por Ed Harris). Suas pinturas abstratas e impressionistas são o espelho de sua personalidade conturbada de alcóolatra e infiel.)

- Os amores de Picasso ( O ano é 1943. Pablo Picasso (Anthony Hopkins) está com 60 anos, no auge de sua carreira como um dos mais importantes artistas do século 20. Para a jovem Françoise Gilot (Natasha McElhone), de apenas 23 anos, conhecer Picasso é um sonho que está prestes a ser realizado. Convidado pelo pintor e escultor para conhecer seu estúdio, Françoise sabe que sua vida nunca mais será a mesma... mas não desconfia das surpresas que o destino lhe reserva. Desse primeiro encontro nasce um intenso romance, Picasso é um homem de personalidade forte e presença marcante. Exige tudo em seu relacionamento mas é completamente infiel em seu amor. Durante 10 anos, François viveu esse alucinado romance em uma vida tumultuada por paixões e desilusões com o artista mais radicalmente e apaixonante que o mundo já conheceu.)

- Danton ( filme-biografia que conta a hitória de Danton. Quatro anos após a Revolução, a situação econômica da França é um desastre. Cada cidadão é um suspeito em potencial. As cabeças rolam com a guilhotina. O povo está com fome e medo. Os mesmos revolucionários, que tinham proclamado a Declaração dos Direitos do Homem, implantam o Reino do Terror. Danton e Robespierre. Enquanto o primeiro tem o apoio do povo, o segundo tem o poder. O embate entre os dois líderes dá inicio a um complexo processo político.)

- Camile Claudel ( filme-biografia baseado no livro de Reine-Marie Paris, "Camille Claudel" é um excelente filme biográfico. Realizado pelo cineasta Bruno Nuytten, narra a história da talentosa escultora, dividida entre seu amor obsessivo pelo famoso escultor e seu mestre, Auguste Rodin, e sua paixão pela arte. )

- Crumb ( magistral documentário que conta a história de Robert Crumb. Você conhece Crumb? Sabe quem foi Robert Crumb? Ele, simplesmente, foi o cara que inventou o quadrinho underground norte-americano (e, por conseqüência, mundial), com a revista ZAP!, nos anos 60. Participou, também, da contra-cultura hippie, mesmo que a contra-gosto, já que odiava tudo aquilo, principalmente o rock. É assim que ele justifica a sua recusa em aceitar uma proposta milionária para desenhar uma capa para os Rolling Stones. Só o fez para Janis Joplin, em Cheap Thrills, por serem amigos. E o documentário Crumb conta tudo isso. Tudo isso, e muito mais. Se você nunca leu uma história de Crumb (e se é o caso, aconselho que o faça, principalmente se pretende ver este documentário), talvez o que eu vou revelar, não queira dizer muito; mas, tudo aquilo, toda aquela loucura, é verdade. Basicamente, a maior parte do seu material é auto-biográfico. E quando não é, serve somente de válvula de escape para os seus anseios e fantasias (principalmente sexuais), mais sórdidos e sujos.)

- Sou feia mas tô na moda ( filme-biografia sobre a cantora de funk Tati Quebra-Barraco)

- Piaf ( filme-biografia da cantora Edit Piaf)

- Basquiat ( Em 1981, um jovem artista das ruas Jean Michel Basquiat ( interpretado por Jeffrey Wright) é descoberto por Andy Warhol (David Bowie) e tem uma ascensão meteórica, tornando-se uma estrela no mundo das artes.

- Bird ( biografia do jazzista Charlie Parker)

- Lady Dy ( biografia da cantora Billie Holiday)

- Bloom (Inspirado na obra literária clássica de James Joyce, Ulisses

- Mistérios e Paixões ( Pouco convencional e, talvez, a aposta mais arriscada do diretor David Cronenberg, Mistérios e Paixões é baseado no livro Naked Lunch, alucinada biografia do escritor beat Willim Borrougs)

- Factotum ( Matt Dillon é Henry Chinaski, personagem presente em alguns dos romances escritos por Charles Bukowski. Henry Chinaski é o alter-ego do escritor Charles Bukowski)

- Amadeus ( file-biografia sobre o jovem músico e compositor Wolfgang Amadeus Mozart )

- Uma garota irresistível [ filme-biografia de Edie Sedgwick, que representou uma inspiração para o artista plástico mais revolucionério dos EUA na década de 60-70, Andy Warhol. A modelo exercia verdadeiro fascínio por onde passava, atraindo os olhares não somente de Warhol como também com Bob Dylan.), que inclusive proibiu seu nome ser mencionado em "Uma Garota Irresistível" por alegar que o roteiro do longa dava a entender que uma das principais causas da morte de Edie aos 28 anos seria o abrupto término de seu relacionamento com ela.]

- Nelson Freire ( documentário sobre o genial pianista brasileiro)

-Villa-Lobos

- Gregório de Mattos ( filme-biografia sobre o poeta - com Wally Salomão interpretando-o e aos sonetos)

- O Homem Urso [A partir de farto material gravado por Timothy Treadwell, ecologista e especialista em ursos selvagens (e morto por um deles), o célebre diretor alemão Werner Herzog (O Enigma de Kaspar Hauser, Aguirre - A Coléra dos Deuses, Fitzcarraldo), cuja obra cinematográfica investiga os limites da sanidade humana, faz aqui brilhante estudo de uma personalidade incomum, para muitos um louco.]

- Glauber - o filme ( documentário que registra, entre outras histórias, o enterro do doiretor Glauber Rocha)

- A pessoa é para o que nasce ( documentário sobre a vida das irmãs Maroca, Poróca e Indaiá, as famosas Ceguinhas de Campina Grande )

- Pierre Verger ( documentário-biografia do fotógrafo Pierre Verger)

- The White Stripes ( documentário não-autorizado contando a história da fundação da banda-de-dois-componentes)

- Zodíaco ( Zodíaco é baseado na história verídica de um serial killer que aterrorizou a baía de San Francisco e provocou autoridades em 4 jurisdições, com códigos e cartas, durante décadas)

- Poucas e Boas ( Sean Penn interpreta Emmet Ray, guitarrista de jazz nova-iorquino dos anos 20 e 30

- Ed Wood

- Dias de Nietzche em Turim

- Sede de Viver ( filme-biografia do pintor Van Gogh)

- O Libertino ( filme-biografia de John Wilmont)

- Casanova

- As Horas ( filme-biografia sobrea vida conturbada da escritora Virgínia Woolf)

- Helter Skelter ( filme-biografia do psicopata mais famoso do mundo: Charles Manson)

* depois postos mais filmes desse gênero ( falta tempo pra digitar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário